2.8.07

Matéria: News from Macau

O nosso querido país, Portugal, teve em 2004 11.6 milhões de turistas internacionais e neste ano estava num honroso 20º lugar, sendo assim um dos principais destinos mundiais. Os três primeiros lugares pertenciam à França, Espanha e EUA, respectivamente.

Se pensarmos, até são números bastante bons, tivemos mais visitas do que temos de população, algo que acontece com poucos países deste Top 20, por exemplo com os EUA.
Mas isto tem haver com a noticia que li hoje de manhã num jornal local: Macau em 6 meses já teve mais de 12.6 milhões de visitantes! Um aumento de 21.3% em relação ao período homólogo de 2006. Estes números consideram entradas por mar, terra e ar.

Lembrem-se que isto são entradas de pessoas não residentes, ou seja, eu quando vou à China e volto não conto. Bom... por diversão, vou decompor isto e ver o que dá:
- por mês entraram 2,1 milhões de pessoas
- por dia entraram 69’613 pessoas
- por hora entraram 2’900 pessoas
- por minuto entraram 48,3 pessoas
- ou seja quase UMA pessoa por segundo! Ok... 0,8 pessoas por segundo. Cortes!

Mas se pensarmos que a fronteira terrestre está fechada das 0h às 6h e que não aterram aviões a todos os instantes, nem os barcos são constantes, podemos dizer que um dia, por hipótese, teria apenas 18h em que seria possível entrar em Macau. Neste caso... entrariam 1,1 pessoas por segundo. Eu não disse – toma que já almoçaste.

C’um caneco! Eu bem noto nas ruas... tanta gente. E ainda não abriu o Venetian...

Ass: O enlatado

5 comentários:

Ana Luísa (analuisa_lulu@hotmail.com) disse...

Conseguiste traduzir em numeros o que sinto em Macau: demasiadas pessoas!! E como "adoro" arranjar logicas/razoes para tudo, depois de ler este teu post já vou conseguir transmitir às pessaos que me perguntam: "como é viver em Macau?...a realidade....e quando abrir o Venitien...como será?

Anónimo disse...

Alguém tem noção do que isto quer dizer :
compactar,enfardar,amontoa,entulharmurfar,espremer,esmagar,amassar,comprimir,sofocar,eeeeeeeeeeeeeeeeeee

trocidei!!!!!!!!!!!!!

ar puro....precisa-se!!!!!

Porto Tónico disse...

Meu caro,

Sem detrimento de Macau, de facto, ser uma lata de sardinhas, não te esqueças que esse número de "turistas" engloba todas as entradas que se fazem pelas fronteiras em Macau, nomeadamente todos os chineses de Zhuhai e demais que cá vem trabalhar diariamente... e que não são poucos! Portanto, há que fazer aí um "descontinho"!

De qualquer modo, isto é um destino de turismo de excelência.

Abraços.

playmaker 10 disse...

Bem vindo PT.

Pelo que sei, cerca de 20% das pessoas que passam a fronteira diáriamente são residentes de Macau que vivem em Zhuhai, ou seja, se a informação que li está - mesmo - correcta e diz que os residentes não são contados, logo estes também não. No entanto, os que aqui trabalham que são residentes da China e moram em Zhuhai são contados. Mais uma vez, se a notícia estiver correcta.

Em geral é muita gente. E em particular é muita gente a atravessar aquela fronteira, residentes ou não residentes...

Ah... e concordo que deve ser feito um desconto, mas assim ficava um mau post.

Abraço.

Anónimo disse...

Bolas, bolas;

Fazer esta matemática diária, deve ser fantástico.

Isto faz-me lembrar uma Expo 98 num país à beira mar plantado e as filas interminaveis de acesso...que saudades!