30.8.07

Democracia

Tanto por cá como por Hong Kong tem-se discutido e falado se será – ou quando será - a altura certa para avançar para uma democracia total.

Na minha opinião, mais importante que os políticos estarem prontos, é se o povo estará. Se tem consciência dos seus deveres e direitos. Se sabe o que esperar e exigir do governo, dos “outros” e de si mesmo.

Vou-vos dar um exemplo que talvez mostre em que “estado” estamos. Noutro dia estava a falar com uma amiga chinesa, que fez a licenciatura na Austrália, e por acaso utilizei a palavra Anarchy - estávamos a falar de uma empresa em que não havia um líder ou, antes, um chefe - e eu tentei explicar o que era, dizendo que havia falta de uma hierarquia, que todos estavam ao mesmo nível, todos eram colegas e que as coisas iam funcionando porque as pessoas se “ajudavam”, sendo o relacionamento pessoal o factor de “responsabilização”, enfim... não havia quem coordenasse e estabelecesse a ordem das "coisas".
Não me estava a conseguir explicar, ela não conhecia a palavra anarquia. Depois de ter dito a seguinte frase, já em acto de desespero: “it’s like everyone can do whatever he wants, without rules and responsibilities”, ela dispara: “Ah... Democracy!”

Um abraço.
Bom fim de semana!

Sem comentários: