8.8.07

Matéria: Mais duas news da China

A primeira mostra o radicalismo da China, da “febre” que os domina para limpar a má imagem que têm deixado no que diz respeito à higiene e segurança alimentar... entre outras.

Reparem bem que qualquer visitante - inclusive inspectores - terão que ficar 3 dias de quarentena antes de se aproximarem das instalações onde os “solitários” porcos estão a ser criados.
Bolas... não bastava uma cultura biológica?! Como as que temos no Ribatejo.
Enfim... aqui estão alguns excertos da noticia:

“CHINA will breed pigs using hormone-free food for next year's Olympic athletes to avoid false-positive doping tests and use global positioning satellites to ensure food safety at the games.”
”Niu said visitors to the three pig-rearing centers near Beijing had to pass a three-day quarantine process before getting in."No living organisms are allowed within 500 meters of the center ... Even when inspectors go, they must first be quarantined for three days before being allowed to set foot inside," Niu said.”
”China will use global positioning satellites to ensure food safety for the Games, outlining a system that will monitor food production, processing factories and food hygiene.”

A segunda representa as crenças e dogmas… e alguma estupidez.

Não sei se sabem – caros habitantes de Portugal – mas há uma boa percentagem dos portugueses aqui de Macau que moram em andares do tipo 4º, 14º, 24º,... isto porque o 4 em chinês tem o mesmo som que morte. O engraçado é que alguns prédios, hotéis e casinos não chegam sequer a ter o 4º andar. Por mim tudo bem, até gosto de morar no 14º.

Bom... mas também daí a banir o desgraçado do número das matriculas dos carros!?
Ora, se a língua é criada pelo homem porque é que eles não mudam o som da palavra 4?! Ou da morte!?

Eles nunca devem comprar 4 carcaças, ou 4 rebuçados... estou mesmo a vê-los a pedir - quero 3 pães e 1 pão. Quero 3 cervejas frescas e 1 muita fresca. Vê lá se queres apanhar 3 bofetadas e 1 festinha a alta velocidade?! Espectáculo.

Aqui vai a noticia:

“HAIKOU City will no longer use the number 4 in auto plates because in Chinese it is pronounced like the word death, police announced yesterday.Police in the Hainan provincial capital said people regard the number as a bad omen, so existing plates containing "4" will be scrapped and new plates won't use it. Some residents said the measure would promote superstition and upset those fond of the number.”

P.S: Para se localizarem, Haikou é a capital de Hainan, uma ilha no sul da China. Se não se recordam eu estive em San Ya, também em Hainan onde dei um ou outro mergulho. Infelizmente não tive oportunidade de ir a Haikou.

6 comentários:

Anónimo disse...

Lá porque pensam de maneira diferente de ti, nao quer dizer que sejam estupidos. E não te esqueças que sempre podes voltar para a tua terrinha...

playmaker 10 disse...

Caro Anónimo,

de facto posso voltar para a minha terrinha, mas não quero.

Se não achas parvo retirar o número 4 das matriculas e pior ainda "desfazer" as que já o têm... bom então não sei. E isto tem pouco a haver com maneiras de pensar... digo eu.

Depois, esta minha opinião não é racista ou xenófoba.
Para te tranquilizar, se for necessário, posso arranjar algumas - bastantes - estupidezes que se fazem na minha terrinha.
E como é óbvio "apontar" parvoíces ou estupidezes, aqui ou ali, não significa – deveras! - desdenho.

Abraço.

Anónimo disse...

Playmaker,

Deixa lá... é mais um obscuro anónimo... porventura será mais um que acha que o obscurantismo e as superstições deste tipo são um marco cultural e antiglobalizante. Nada tem a ver com xenofobias ou demais.

Deixa-o lá, coitado, burros somos nós que temos um número que usamos como os outros. Inteligentes e clarividentes são aqueles que "têm" um número que evitam usar (os se recusam a usar). Parece que dá menos sorte... E o pior é que as "autoridades" alinham nisto ao permitir a omissão de um número OFICIAL e UNIVERSAL.

É que há tradições e há superstições, há traça cultural e há obscurantismo, e também há o professor karamba.
É disto.

Um abraço de mais um deslocado da terrinha.

Flashmaker

Anónimo disse...

E na matemática?

Como ficam as equações,potências e as leis da quimica, que levem "4"?

Até dava jeito que este algoritimo se eclipssasse...

Esses gajos, nunca comprariam um "Fortwoo" ou "Forfour".ah ah ah e o Ocidente é que é cinzento na massa cefálica...os quadrados...ta boa!!!???

Anónimo disse...

axo que o anónimo das 12:19, deve andar com os cotovelos ligados, em "4/quatro" ligaduras??!!
doem-lhe ou foi mau jeito por tanto os esfregar?

4 abraços, sem azar para ele.

Anónimo disse...

Anónimo das 02.32, não diga "azar" que lhes pode dar "menos sorte". Mais ou menos na mesma "onda" dos "4"s...

Flashmaker