14.9.07

Scolari e os Preguiçosos

Sei que ele esteve mal. Quando se agride alguém, é para agredir não é cá para fazer que chega e não chega a lado nenhum. As consequência são parecidas, por isso acho que devia ter acertado, mas pronto, o mister também já não vai para novo e estas coisas deixam de ser fáceis.

Chegou o momento tão esperado por tantos que tentam deitar por água os méritos do Mister Scolari. Três empates consecutivos, dois em casa, apuramento para o Euro 2008 com contas complicadas e cabeça perdida. Está mesmo a pedi-las!

Não sei se terá chegado o momento do adeus, não me parece, até porque mudar o homem do leme quando faltam apenas 4 jogos para finalizar esta fase, não é de facto boa ideia. Ainda para mais com 4 jogos mais que acessíveis. Mesmo de cabeça perdida, com opções técnico-tácticas duvidosas e jogadores preguiçosos, Portugal tem mais do que condições para contar 4 vitórias nesses derradeiros desafios. E garantir facilmente o apuramento.

Em relação ao trabalho que Scolari tem realizado na selecção nacional, para mim tem sido Muito Bom +. Só falhou mesmo na Final do Euro 2004, sniff. Muito Bom + por tudo o que a selecção tem conseguido alcançar, tanto em resultados desportivos como estabilidade interna e imagem de coesão para o exterior. Podemos excluir a passagem de Couceiro pelos sub21, pelo que se diz não foi escolha dele e aparentemente nem consultado foi...

Dou ainda mais valor ao seu trabalho por ter pegado numa equipa que estava a acabar. Vinha de uma fase final do Mundial da Coreia-Japão vergonhosa, com o Figo – o líder – em rotura com o povo português, com a geração de ouro nas ultimas e aparentemente sem jogadores que pudessem substituir os “dourados” que tanto tinham prometido. Até o pequeno génio tinha sido “expulso” da equipa das quinas.Fez uma transição tranquila, manteve quem era de manter e tirou quem tinha de tirar. Passados 2 anos tinha uma das melhores selecções da Europa! Passados outros 2 anos foi até às meias finais de um campeonato de mundo. Passado um ano está em maus lençóis.

Neste tempo que passou apenas houve uma grande mudança, foi a saída definitiva de Figo. Serão, estes resultados, uma consequência de falta de líder em campo? Eu acho que é! Claro que não se jogou bem, mas estava-se a ganhar e não se pode sofrer golos assim.

Nuno Gomes não pode ser capitão – e obviamente não é um líder – de nenhuma equipa! Muito menos de uma selecção. Cristiano Ronaldo tem 22 anos, a braçadeira assenta-lhe bem, mas ainda falta experiência. De todos, ainda vejo Jorge Andrade como capitão, mas neste caso, Scolari, estranhamente, decidiu tirá-lo da equipa... para meter aquele bruta montes do Bruno Alves... enfim...
Parece-me a mim, reside aqui a chave da falta de fortuna desta equipa nos últimos jogos.
Isso ou o minuto 87 está para nós como o 4 está para os chineses.

Bom fim de semana.

2 comentários:

leftwinger disse...

De tudo o que escreveste só tenho uma coisa a dizer: O Bruno Alves é GRANDE! :)

Anónimo disse...

Playmaker-Em grande


Era urgente mandar esta posta para um jornal desportivo ou outro qualquer, para adeptos e portugueses ingratos!!!

O treinador do Sporting mostrou hoje em entrevista ser um homem a 200%, em compreensão e caractér.

Todos querem a "morte" de Scolari (Carlos Queirós; Pinto da Costa e...mais ....)

Se houver golos...vou querer ouvi-los... oxalá haja.

Abraço