19.9.07

Coisas que devemos saber: O domínio Japonês e o Kuomintang


Aqui está o meu primeiro remate sobre a história recente da China. Relembro que não tenciono descrever com precisão acontecimentos históricos mas apenas passar algumas das coisas que li, que fixei e que me ajudam a perceber - ou pelo menos a defender - este povo.

Nota: Todos as citações foram retiradas do livro Cisnes Selvagens.

Antes do Kuomintang (KTC) ser “reconhecido” como o novo governo central da China, esta esteve em guerra e depois sobre o domínio Japonês entre 1937 a 1945. O Japão não queria conquistar a imensa China, antes criar pequenas regiões que defendessem os seus interesses na Ásia continental e, para o efeito, estabeleceu pequenos estados com governos locais japoneses. O pior foi a falta de ética e de humanismo destes governadores, durante anos a maioria do povo chinês foi alvo de descriminação, de injustiças e actos desumanos. Excertos e exemplos de atrocidades do livro Cisnes Selvagens: “Como parte da sua educação, a minha mãe e as outras crianças tinham de assistir a noticiários cinematográficos que descreviam as vitórias do Japão na guerra. Longe de se envergonharem com a brutalidade de que davam mostras, os Japoneses elogiavam-na como uma boa maneira de inculcar o medo. Os filmes mostravam os soldados a cortar pessoas ao meio e prisioneiros amarrados a postes e destroçados à dentada por cães ferozes... Os japoneses vigiavam atentamente as rapariguinhas para impedi-las de fechar os olhos ou meter lenços na a boca a fim de abafar os gritos. Muitos anos depois a minha mãe ainda tinha pesadelos... Durante 1942... os Japoneses começaram a sentir falta de mão-de-obra. Toda a turma da minha mãe foi requisita para trabalhar na fábrica de têxteis, tal como as crianças japonesas. As crianças chinesas tinham que caminhar cerca de 6 km todos os dias; as japonesas iam de camião. As chinesas comiam uma sopa rala feita de milho bolorento com lagartas mortas a nadar à superfície; as japonesas levavam almoços empacotados, com carne, legumes e fruta.”
Claro, e tendo em conta que não foi há muito tempo, existe uma mágoa ainda fresca entre estes dois povos emblemáticos da Ásia.
Em 1945 o Japão deu-se como vencido e o KTC assumiu a liderança passado alguns meses. Nesta transição de poder muitos líderes japoneses e suas famílias foram torturadas e assassinadas - “As crianças chinesas vingaram-se dos seus professores japoneses e espancaram-nos selvaticamente... Os saques, as violações e as mortes continuaram durante oito dias após a rendição dos japoneses...”.

Passou-se 4 meses até que o Kuomintang “unificou” a China, no entanto guerras internas aconteciam por todo o lado entre os senhores da guerra. Por esta altura regressou também a guerra civil, entre o KTC e os Comunistas, os Comunistas refugiaram-se nos campos - ”Cercar as cidades com os nossos campos, e com o tempo, tomar as cidades - dizia o líder dos comunistas Mao Zedong ”, tentando controlar toda a produção agrícola , enquanto o KTC imperava nas cidades. Durante algum tempo o KTC foi a esperança para o povo chinês, mas depressa se tornou corrupto, desleixado e os seus líderes, uma vez mais, desprezavam o povo - "Se alguém tinha a pouca sorte de ofender o Kuomintang, o mais provável era ser acusado de comunista, o que as mais das vezes significava prisão, e frequentemente tortura". A inflação crescia desmesuradamente, bastavam horas, não havia negócio ou dinheiro que valesse e a comida começou a escassear nas cidades – “porém havia um negócio que ia de vento em poupa: a venda de raparigas para bordéis e para servirem de criadas-escravas nas casas dos homens ricos. Durante dias seguidos a minha mãe encontrou à saída da escola uma mulher esquelética, de ar desesperado e vestida de farrapos, caída no solo gelado. Ao lado dela estava uma menina com cerca de 10 anos, ostentava no rosto uma expressão de miséria apática. Num pau que lhe saía das costas... tinha escrita a frase: Filha à venda por 10 kilos de arroz”.
Com isto, os Comunistas começavam a ganhar força, recrutando jovens e pessoal instruído cada vez com mais facilidade.

Se calhar, importa dizer que o Kuomintang (ou Partido Nacionalista) na altura refugiou-se em Taiwan, governando-a em formato de partido único até 1991.

p.s: hoje estreia-se o Sporting na Champions de 2007/2008. Força!

1 comentário:

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!