15.11.07

Ronaldo - O regresso do futebol

Está a chegar a hora. Ok, falta cerca de um mês...

Desde a edição de 2000, em que ganhou o Zidane, julgo que não existe uma “luta” tão renhida pelo título de melhor jogador do mundo. O engraçado é que em ambas as edições tínhamos na luta Portugueses, em 2000 o Figo e agora o nosso Ronaldo. Se calhar sou eu que estou moldado pelo patriotismo... e sempre houve grande expectativa para ver quem seria o eleito.
Este ano, para gáudio dos adeptos de futebol, os principais candidatos são bastante jovens, todos eles criativos e de uma técnica fabulosa, levando a querer que poderão bater recordes se a balança começar a pender para um dos lados. A parte mais espectacular desta luta é que de facto não é unânime qual deles é o melhor ou qual foi e está a ser o melhor. Enquanto que no tempo de Zidane, para mim o melhor jogador que alguma vez vi jogar, era uma luta desigual. Tanto achava isso que cheguei a enviar um e-mail à FIFA a sugerir que criasse um prémio apenas para o Zidane – por exemplo One of a Kind - e que os restantes lutassem entre si para o melhor jogador do mundo. Desigual porque mesmo numa época menos boa de Zidane era claro que era o melhor jogador do mundo o que fazia parecer parvo – a meu ver - atribuir o prémio a outro, mesmo que este tivesse realizado uma época de sonho.
Não posso deixar de referir o Fenómeno, 9.Ronaldo, um jogador que estoirou com tudo o que se achava não ser possível fazer no futebol, aliava uma força explosiva a uma técnica e controlo de bola em excesso de velocidade só ao alcance dos predestinados, fez dele o maior fenómeno desportivo do final do século e o jogador que mais vezes me fez abrir a boca de espanto. Desconfio que só o grande 9.Ronaldo de inicio de carreira teria capacidade de fazer frente ao Zidane.

Em relação ao presente, estamos de facto perante jogadores com um talento inacreditável. Será que houve, alguma vez, num mesmo instante tantos jogadores possíveis ou com potencial de serem considerados os melhores do mundo? Os próximos anos serão ainda mais engraçados... Assim de repente lembro-me destes jeitosos:

Henry – 30
Drogba – 29
Lampard – 29
Pirlo – 28
Ronaldinho – 27
Ibrahimovic – 26
Kaká – 25
Robinho – 23
C. Ronaldo – 22
Rooney – 22
Fábregas – 20
Messi – 20

Desta lista destaco dois, Ronaldinho e Messi. Julgo que estes dois estão noutro patamar no que diz respeito ao domínio do tempo e do espaço. Se calhar mais o Messi. Reparem que quando ele tem a bola os outros parecem estar em câmara lenta, ele “tem tempo” para fazer coisas com a bola que a maioria não faria se estivesse sozinho em campo. Referência ao nosso Ronaldo, da lista é claramente o jogador mais completo!
Fábregas não é candidato para este ano, mas acredito que estará para breve e será um forte. Com ele espero ver a aparecer nomes como Quaresma e Nani.  E já agora Ricardo Carvalho.

P.S: Para quem estava desconfiado do 7.Ronaldo, neste inicio de época já marcou 3 golos em 3 jogos pela Selecção e 8 golos em 13 jogos pelo MU. Em relação a assistências e envolvimento indirecto em jogadas que deram golo ou foram perigosas achei que não era necessário referir: vejam o resumo dos jogos!

Kaka ou Ronaldo? Eu cá sei, mas vejam o vídeo.


Kaka vs Cristiano Ronaldo - For more funny videos, click here

E ainda este, se quiserem.

Pronto, O Kaka é muito bom, mas o 7.Ronaldo é, no mínimo, mais espectacular

2 comentários:

Ma Si Ka disse...

TOTALMENTE DE ACORDO.

O RONALDO é a referência para aqueles que vêm o futebol como um espectáculo.

Para mim, não só é o mais completo, como é o melhor de todos.

Abraço

Anónimo disse...

Completo desacordo (o Kaká e um jogador muito mais completo) e muito menos ARROGANTE:::