8.11.07

Cenas estranhas

Macau tem muita coisa estranha!
Quando vamos à China mainland estamos sempre à espera de tudo e mais umas botas, no entanto em Macau o sentimento é outro, talvez por ter muitas coisas familiares - arquitectura, cultura, a língua, comidas, bebidas e por aí fora - ficamos menos protegidos, menos na retaguarda e expomo-nos mais à surpresa.

Introdução feita, o que eu quero é falar-vos no Bacalhau À Brás que comi ontem ao almoço. Estava de facto até bastante bom. A surpresa aconteceu porque estando eu num “restaurante” que serve este tão típico e delicioso prato português nunca esperaria que viesse acompanhado por um prato, à parte, cheio de arroz e com umas folhas de hortaliça. Ora vejam lá na foto.


O impressionante é que até têm o “pudim da casa” e comprovadamente muito bom.
Claro está que fazendo jus ao ditado “na china sê chinês” tive a coragem de entre as muitas grafadas no Bacalhau ir roubar ao prato vizinho uns quantos grãos de arroz.

Nota: Por cá não existe o conceito de entrada, prato principal, sobremesa e café. Isto é levado ao extremo quando “eles” criam os conhecidos set lunch que incluem café. Para surpresa vossa a primeira coisa a chegar à mesa, depois do obvio copo de chá, costuma ser o belo do expresso acabadinho de fazer. Surpresa apenas vossa, porque se pensares bem, faz todo o sentido; olha lá, pediste o menu, ou seja, foi pedido tudo ao mesmo tempo, e o que demora menos tempo a fazer? Certo! O café.
Vamos lá a ter sentido prático, não sejamos picuinhas.

Sem comentários: