16.7.07

Matéria: News from China


Pegando num assunto abordado no post do leftwinger que referia a prática de desportos predominantemente horizontais, vejam lá esta noticia fresquinha:

"Metade das adolescentes chinesas grávidas que procuram ajuda na linha de apoio à saúde de Shangai, conheceram os parceiros sexuais na Internet. A notícia é avançada pelo China Daily e reflecte um problema a que o país começa a dar especial atenção pelas dimensões que vem atingindo. Os dados revelados pelos responsáveis da linha mostram que 46 por cento das 20 mil jovens que nos últimos dois anos ligaram para a linha de apoio tinham engravidado nestas condições. A quase totalidade foi abandonada pelos pais das crianças logo que tomaram conhecimento da situação. Muitas revelaram nem saber os nomes dos rapazes com quem mantiveram relações sexuais. O artigo que denuncia a situação lança um apelo à sociedade e aos educadores para terem mais atenção à educação sexual dos que estão na sua dependência. O trabalho também revelava que menos de 10 por cento dos educadores chineses fala com os seus filhos sobre sexo e que 79 por cento dos estudantes do secundário e da universidade admitem formar as suas opiniões sobre sexo a partir da Internet."

Esta é a prova de que mais importante que tecnologia, acesso à informação ou riqueza (vá... menos pobreza) a educação e a responsabilidade social são as grandes directrizes dos países de sucesso. A China ainda tem um longo, longo caminho a percorrer.

Esconder a realidade das pessoas e tentar controlar o acesso à informação não é, actualmente, possível na China - apesar de ainda haver alguma censura, por exemplo, o acesso ao site do blogger estava bloqueado quando estive em Guilin, deduzo que haverá outros - e os desgraçados dos jovens (alguns) que recebem informação vinda do Ocidente não a sabem processar.

Bem vindos ao séc. XXI
Boa semana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Belo post !

Mas essa taxa de basófia tá a diminuir...