3.5.09

Atenas e as Ilhas

Estive duas semanas na Grécia a matar saudades e a desfrutar da companhia da Teixeirinha e de dois amigos que vieram de Portugal. Foram duas excelentes semanas.

From 2009-04 Greek Islands
Acerca de Atenas e as ilhas... bom nós começámos pelas Ilhas. Saímos directamente de Atenas para Santorini num barco lento e vagaroso que demorou cerca de 7h30. Santorini é lindíssima, sendo de origem vulcânica tem uma geologia e paisagem únicas, não tem as areias brancas ou douradas que tanto gostamos mas tem águas cristalinas e muito mais. Recomendo-vos a visitar. E não se esqueçam de provar o vinho.

Depois fomos para Paros. Esta ilha tem menos diversidade, sendo que a sua força são as muitas praias e baías ao longo da Ilha. A água cristalina tem sempre os seus encantos, as areias são douradas e existem praias para quase todos os gostos. O centro de Paros também tem encanto e apesar de pequeno as suas esplanadas coloridas convidam ao descanso na companhia de um gostoso café.

Por último demos um salto a Mikonos. Mikonos é conhecida como a "Party Island" e é famosa entre a comunidade gay. A vila é fantástica, um labirinto de ruas estreitas e brancas, com pequenas e charmosas esplanadas, com lojas de artigos locais, gregos e de alta costura, mas acima de tudo cheia de cor e vida. Foi aqui que finalmente conseguimos fazer praia! Paradise beach de nome é famosa pelas areias douradas e água cristalina, mas também pela vida, animação constante e pela a "abertura" dos seus frequentadores; aqui quase tudo é permitido, passando pelos frequentadores que levam a família aos que fazem nudismo.

Algo comum a todas as ilhas é a simpatia e hospitalidade dos locais. Do relax característico de quem vive devagar, do sorriso aberto e da ajuda sempre pronta.

Atenas... não me seduziu. É uma cidade, na minha opinião, descaracterizada, sem um traço que venha pelo menos do século passado. Os edifícios são quase todos "novos", sujos, feios e sem o traço "europeu" que é característica em quase todas as capitais europeias. No geral, o aspecto de Atenas é muito mau, suja, pintada, barulhenta e onde passear não é confortável. Tem a Acropolis sim sra. mas pouco mais, existem algumas ruínas da Grécia Antiga "espalhadas" pela cidade que lhe dão algum encanto, mas visto que "encontrar" estas relíquias não é passeio agradável... tudo perde a sua graça. Depois ainda há as pessoas que parecem sofrer de forma aguda do problema de viverem na capital. Antipáticas, rudes e por vezes brutas. No fundo no fundo gostei mesmo foi de passar uma semana inteirinha com a minha mulher.

Podem ver as aqui as fotos: As ilhas e Atenas

3 comentários:

Carlos disse...

Excelente destino de férias.

Não partilho da tua opinião por Atenas...

Tens de visitar Portugal. Ainda te lembras? :)

playmaker 10 disse...

Bem vindo de volta ao estaminé, já tinha saudades dos teus remates.
Por onde andaste em Atenas? Possa... ou quando?

De Portugal lembro-me... mais ou menos.
Abraço.

Carlos disse...

:D

A zona antiga de Atenas à noite é linda. A vista junto da acrópole também! Os soldados à porta do parlamento com os seus sapatos com pompons são espectaculares :P

Depois mostro-te umas fotos. Abraço