19.5.09

Geração de Ouro

Aos 36 anos Figo anunciou o fim da carreira como futebolista de alta competição. Com ele terminou também a Geração de Ouro. Figo foi sem duvida o símbolo desta geração que mudou o futebol Português.
Considerado um dos melhores extremos da história do futebol, imparável no 1x1 junto à linha, rei das assistências, temível nas bolas paradas e acima de tudo um líder dentro e fora do campo. Figo é (foi) daquele tipo de jogadores que impulsiona uma equipa inteira, que eleva o espírito competitivo e que leva uma equipa a ser mais forte do que "realmente é".
Foi Bi-Campeao pelo Barcelona e pelo Real Madrid e Tetra-Campeão com o Inter. Ganhou uma liga dos campeões, foi o melhor jogador do mundo em 2001, enfim um vencedor. Em Barcelona foi considerado uma bandeira, no Real Madrid foi primeiro Galáctico a entrar para formar uma equipa de sonho, foi também o primeiro a abandonar essa mesma equipa quando já sonhava pouco. Aos 32 anos foi para o campeonato mais "duro" da Europa a tempo de "mostrar" ao Inter como voltar a ganhar títulos e assim foi durante 4 anos consecutivos.
Foi bom ver o Figo jogar. Foi óptimo vê-lo a dar os primeiros toques a sério com os lagartixas. Foi espectacular vê-lo a liderar a nossa selecção até à final do Euro 2004. Foi com ele em campo que a selecção fez o que nunca tinha feito.
Vou ter saudades...

Sem comentários: