27.5.09

Liga dos Campeões

Der por onde der o futebol é o maior desporto do mundo. E a Liga dos Campeões o maior evento desportivo mundial entre clubes.

Este ano a final é entre o Barcelona e o Manchester United, a final desejada pelos adeptos do futebol e também pela presidência da UEFA (prevê-se que alguns milhões de pessoas vejam este jogo).

O futebol é para os comuns adeptos um motivo de expectativa, tema de conversa, discussões, opiniões são lançadas, ou seja de cumbibio. Especular sobre os melhores, sobre os treinadores, sobre a influencia que o talento tem nestes desafios em que tudo se tenta prever e controlar. Por esta razão este jogo de futebol é muito esperado; em campo vamos ter as equipas mais espectaculares do mundo, com os dois melhores jogadores do mundo, e - será? - o melhor treinador do Mundo (Ferguson) e o novo - será? - special one (Guardiola). Esta partida tem tudo para ser o Jogo da Década.

O Barcelona tem praticado um futebol mais bonito, envolvente, tremendamente ofensivo e concretizador, mas que se viu aflito contra um Chelsea que defendeu bem e que controlou os espaços em torno da grande área. O Chelsea mostrou ao Guardiola como é possível parar o talento e a criatividade. A meu ver, o Barcelona tem duas muito grandes limitações: as bolas paradas quando defende e o facto de não entrando na grande área adversaria dificilmente causa perigo.

O Manchester United tem praticado um futebol rapidíssimo, tanto com posse de bola como baseado em contra ataques. Na minha opinião o MU tem mais opções tácticas e é capaz de jogar de diferentes formas. São fortíssimos no jogo aéreo, defendem bem, as bolas paradas são um pesadelo para o adversário (o CR é capaz de marcar golos de livre de posições que a maioria nem se atreveria a rematar directamente à baliza) e o contra-ataque é uma das principais armas.

Espero que seja um grande jogo, bem disputado e com 4 golos. Sei que a maioria não se arrisca a fazer um prognóstico, mas eu vou rematar um bitaite, sabem como sou para me dar em adivinho. Eu acho os Red Devils mais fortes e mais bem preparados para ganhar a final. Aposto no MU, com um resultado de 3-1.

Já agora vejam a entrevista com 7.Ronaldo.



Boa sorte!

26.5.09

Nao te ponhas com cenas!

Desculpa lá... mas este é o verdadeiro Luís Miguel:



Um senhor!

20.5.09

Desenrascar

Quem é português sabe bem o que é! Eu que vivo na Alemanha sinto que para me desenrascar tenho de seguir as regras, algo muito contraditório, visto que em Portugal desenrascar é resolver um problema por outras formas que não estão previstas.

Encontrei um site que tem as 10 palavras estrangeiras mais porreiras que a língua Inglesa precisa "The 10 Coolest Foreign Words The English Language Needs".

Pois bem, a palavra Desenrascar ficou em primeiro. O mais engraçado é a forma como eles traduzem (To pull a MacGyver!!??) e descrevem esta palavra:
- "This is the art of slapping together a solution to a problem at the last minute, with no advanced planning, and no resources. It's the coat hanger you use to fish your car keys out of the toilet, the emergency mustache you hastily construct out of pubic hair."
É verdade que dizem coisas muitas estranhas também: "Don't laugh. At one time they managed to build an empire stretching from Brazil to the Philippines this way." :D

Bom... tenho que "Pull a MacGyver" se não, não faço nenhum.

19.5.09

Geração de Ouro

Aos 36 anos Figo anunciou o fim da carreira como futebolista de alta competição. Com ele terminou também a Geração de Ouro. Figo foi sem duvida o símbolo desta geração que mudou o futebol Português.
Considerado um dos melhores extremos da história do futebol, imparável no 1x1 junto à linha, rei das assistências, temível nas bolas paradas e acima de tudo um líder dentro e fora do campo. Figo é (foi) daquele tipo de jogadores que impulsiona uma equipa inteira, que eleva o espírito competitivo e que leva uma equipa a ser mais forte do que "realmente é".
Foi Bi-Campeao pelo Barcelona e pelo Real Madrid e Tetra-Campeão com o Inter. Ganhou uma liga dos campeões, foi o melhor jogador do mundo em 2001, enfim um vencedor. Em Barcelona foi considerado uma bandeira, no Real Madrid foi primeiro Galáctico a entrar para formar uma equipa de sonho, foi também o primeiro a abandonar essa mesma equipa quando já sonhava pouco. Aos 32 anos foi para o campeonato mais "duro" da Europa a tempo de "mostrar" ao Inter como voltar a ganhar títulos e assim foi durante 4 anos consecutivos.
Foi bom ver o Figo jogar. Foi óptimo vê-lo a dar os primeiros toques a sério com os lagartixas. Foi espectacular vê-lo a liderar a nossa selecção até à final do Euro 2004. Foi com ele em campo que a selecção fez o que nunca tinha feito.
Vou ter saudades...

11.5.09

We love you.

So just take it and don't forget to wear it!



P.S: Não tão tecnológico como o vídeo anterior mas igualmente criativo :)

Sexto sentido

6.5.09

Ao colo

Para mim foi assim que eles lá chegaram... eles os da Catalunha. :)
Quantos ficaram por marcar?

3.5.09

Atenas e as Ilhas

Estive duas semanas na Grécia a matar saudades e a desfrutar da companhia da Teixeirinha e de dois amigos que vieram de Portugal. Foram duas excelentes semanas.

From 2009-04 Greek Islands
Acerca de Atenas e as ilhas... bom nós começámos pelas Ilhas. Saímos directamente de Atenas para Santorini num barco lento e vagaroso que demorou cerca de 7h30. Santorini é lindíssima, sendo de origem vulcânica tem uma geologia e paisagem únicas, não tem as areias brancas ou douradas que tanto gostamos mas tem águas cristalinas e muito mais. Recomendo-vos a visitar. E não se esqueçam de provar o vinho.

Depois fomos para Paros. Esta ilha tem menos diversidade, sendo que a sua força são as muitas praias e baías ao longo da Ilha. A água cristalina tem sempre os seus encantos, as areias são douradas e existem praias para quase todos os gostos. O centro de Paros também tem encanto e apesar de pequeno as suas esplanadas coloridas convidam ao descanso na companhia de um gostoso café.

Por último demos um salto a Mikonos. Mikonos é conhecida como a "Party Island" e é famosa entre a comunidade gay. A vila é fantástica, um labirinto de ruas estreitas e brancas, com pequenas e charmosas esplanadas, com lojas de artigos locais, gregos e de alta costura, mas acima de tudo cheia de cor e vida. Foi aqui que finalmente conseguimos fazer praia! Paradise beach de nome é famosa pelas areias douradas e água cristalina, mas também pela vida, animação constante e pela a "abertura" dos seus frequentadores; aqui quase tudo é permitido, passando pelos frequentadores que levam a família aos que fazem nudismo.

Algo comum a todas as ilhas é a simpatia e hospitalidade dos locais. Do relax característico de quem vive devagar, do sorriso aberto e da ajuda sempre pronta.

Atenas... não me seduziu. É uma cidade, na minha opinião, descaracterizada, sem um traço que venha pelo menos do século passado. Os edifícios são quase todos "novos", sujos, feios e sem o traço "europeu" que é característica em quase todas as capitais europeias. No geral, o aspecto de Atenas é muito mau, suja, pintada, barulhenta e onde passear não é confortável. Tem a Acropolis sim sra. mas pouco mais, existem algumas ruínas da Grécia Antiga "espalhadas" pela cidade que lhe dão algum encanto, mas visto que "encontrar" estas relíquias não é passeio agradável... tudo perde a sua graça. Depois ainda há as pessoas que parecem sofrer de forma aguda do problema de viverem na capital. Antipáticas, rudes e por vezes brutas. No fundo no fundo gostei mesmo foi de passar uma semana inteirinha com a minha mulher.

Podem ver as aqui as fotos: As ilhas e Atenas