24.7.08

Sérgio Pereira às quintas no Maisfutebol

Opinião: Ronaldo, sim, mas até que ponto?

Embora não tenha nada a ver com isso, começo a desconfiar que há qualquer coisa de Ronaldo em Ronaldo. O que não é necessariamente uma boa notícia. É bem melhor do que ter qualquer coisa de Purovic, por exemplo. Concordo. Mas mesmo assim continuo a embirrar que não é uma boa notícia. É um bocadinho como um fósforo.

Observe-se Ronaldinho, por um instante. Em 2006 falava-se de uma proposta louca do Milan, cem milhões de euros para o roubar ao Barça. Dois anos depois roubaram-no mesmo: por 18,5 milhões. Bem vistas as coisas, nem chegou a ser um roubo, foi um acto de caridade. É a forma de Berlusconi mostrar que sabe ser altruísta.

Em dois anos desvalorizou 81,5 por cento. Por bem menos o BCP já teve que explicar-se em público. Do craque de sorriso nos lábios sobra, vejo numa foto, uma estrela de chapéu, óculos escuros e rosto fechado. Por entre flashes. Custa-me a crer que o chapéu, os óculos e os flashes não tenham nada a ver com o rosto fechado.

Observe-se agora Ronaldo, o Fenómeno, por um instante. Numa foto vejo aquele que um dia ameaçou o trono de Pelé. Apresenta-se num iate luxuoso, gordo como nunca, também de rosto fechado. Por entre flashes. Mais uma vez, custa-me a crer que o iate e os flashes não tenham nada a ver com o rosto fechado. Mas posso ser só eu.

O que é certo é que um e outro - ambos Ronaldo - têm uma história em comum: aos 27 anos entraram na fase decrépita da carreira. Quando pensávamos que o melhor ainda estava para vir, afinal já tinha passado. O Fenómeno tem a tolerância física, mas antes da última lesão já tinha uma barriga de fazer inveja a Homer Simpson.

Observe-se agora Ronaldo, Cristiano Ronaldo, por um instante. Chapéu na cabeça, óculos de sol e rosto fechado. Por entre flashes. Nota-se ali qualquer coisa de Ronaldo: atingiu o topo cedo, virou estrela de revista, passou a ter agenda social. Qualquer dia faz jus ao nome e torna-se um veterano precoce. Para a foto estica ainda o dedo do meio e recolhe os restantes. Há ali qualquer coisa de Ronaldo, sim, e não é só o talento.

Será? Bolas...

Sem comentários: