1.7.08

Euro 2008

Chegou ao fim, chegou a hora de opinar.

Depois da primeira jornada da fase de grupos previ/apostei numa histórica, entusiasmante e alegre final Ibérica. Falhei.

So me enganei "metade" e a culpa não foi minha. Portugal tinha tudo para passear até à final. So errou Scolari.
Portugal nunca foi visto como O favorito até este campeonato, este facto temos que agradecer, obviamente, a Scolari, a Ronaldo e a outros fenomenais futebolistas que fazem parte da nossa equipa, como Pepe, Ricardo Carvalho, Simão...

Na altura que tentei prever os 23 fiquei "triste" e ASSUSTADO por não ter acertado em nenhum dos laterais esquerdos que Scolari - erradamente como se viu - levou e foi por aí que a selecção ficou pelo caminho. Já nos primeiros jogos "se viu" que com uma equipa melhorzita ou antes com um ou outro jogador melhorzito a coisa por ali ia-se abrir toda. E não e que abriu mesmo? Foi pena o Scolari não ter mudado como "teve" que mudar no inicio do Euro 2004...

Fiquei triste também porque (palavras do leftwinger) "os brasileiros não mereciam". Deco fez um excelente campeonato e Pepe provou que vai a caminho de ser um dos melhores centrais do mundo.

O resto da equipa estava bem, ao nível suficiente para chegar à final em ritmo de passeio. Ronaldo esteve aquém do que se esperava mas foi cumprindo com o share de cerca de 60% das jogadas de perigo, Simão nunca compromete, Nuno Gomes esteve melhor que o Pauleta, Moutinho e Petit fizeram o que lhes é exigido, Bosingwa foi dos melhores e Paulinho esteve como tem estado os últimos 2 anos sempre que joga no lado errado, perdeu confiança, não arrisca e mete água como se não houvesse amanha. Este é o caso "típico" de como perder um lateral direito e ganhar um lateral esquerdo deprimido. E pior que isso é ter um seleccionador que insiste na coisa. É que me custa mesmo. Em 2004 e 2006 (ainda ele jogava bem) não era titular e em 2006 era o 2o defesa direito, mas nunca o esquerdo e desta deu-lhe para isto. Depois temos o Ricardo, como tinha dito na previsão, o elo mais fraco. O Quaresma nao aproveitou e o Nani mostrou que não há como o MU para aproveitar e transformar os talentos que o SCP encontra.

A Espanha surpreendeu-me. Não duvidei deles assim que vi o primeiro jogo, mas ainda hoje estou surpreendido. A minha teoria para o insucesso da Espanha nunca foi a falta de espírito de equipa, coesão ou pouco talento, mas antes um problema que vem do facto de ter uma liga nacional fortíssima e riquíssima. É que isto leva a que haja jogadores na Selecção nacional que jogam no Getafe, Villarreal ou Mallorca o que para mim é sempre um ponto negativo, porque, em geral, sao jogadores que estam numa equipa que joga para não perder. Eles superaram totalmente esse "handicap" e foram uns merecidos campeões, a única equipa que manteve o mesmo nível - elevado - do principio ao fim, que mostrou talento e mentalidade vencedora.

Sem comentários: