5.4.08

Apresento-vos o Nexi!

Por estas e por outras fui para a área da robótica:



"O Nexi promete desfazer muitos dos preconceitos que os humanos ainda mantêm em relação aos robôs. A começar pelo rosto: o autómato do MIT (de Massachusetts Institute of Technology, nos EUA) consegue movimentar a cabeça em quatro direcções e reproduzir expressões faciais que os humanos, por norma, associam à alegria, à tristeza, à fúria ou à nostalgia.
O rosto do Nexi foi desenvolvido pelo MIT com o apoio técnico da Xitome Design.
O Nexi está equipado com dois braços mecânicos que podem movimentar-se em cinco direcções. Na extremidade de cada braço, como seria de esperar num humanóide, encontra-se uma mão, que tem menos um dedo que as do Homem. O dedo indicador e o polegar podem ter movimentos independentes.
Os dois braços, quando esticados, conseguem levantar objectos com cerca de cinco quilos.
O robô não tem pernas – mas sim duas rodas que permitem uma locomoção à mesma velocidade da dos humanos.
O Nexi é controlado através de um computador incorporado, que tem um sistema operativo Linux, informa o DailyTech.
Ao contrário dos humanos, o Nexi dispõe de comunicações sem fios desde que nasceu, bem como visão laser e câmara infravermelhos que permite evitar obstáculos, mesmo no escuro.
O robô dispõe de um conjunto de microfones que permitem captar sons nas imediações. Dispõe de um sintetizador de discurso (ainda que os diálogos com humanos tenham de beneficiar de melhorias) e um par de câmaras digitais a cores, no lugar dos olhos.
Os responsáveis do MIT querem que o Nexi interaja com humanos – no verão de 2009, prevê-se que quatro robôs similares ao Nexi trabalhem em grupo no Museu de Ciências de Bóston, EUA."

Em Exame Informática

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Estabilizador e Nobreak, I hope you enjoy. The address is http://estabilizador-e-nobreak.blogspot.com. A hug.