28.5.07

Eles andem aí...

Como vos tenho dito, a China não pára. Ainda há muita coisa que está por ser feita neste imenso país, tanto em termos de infra-estruturas como em termos sociais, no entanto já estão a olhar para fora, principalmente para África:

O presidente do banco central chinês, Zhou Xiaochuan, prometeu terça-feira em Xangai um maior envolvimento do país na promoção do desenvolvimento em África, apontando como prioridades o aumento do investimento e o desenvolvimento dos mercados financeiros do continente.

"Vamos fazer mais esforços para partilhar com os países africanos a nossa experiência de reforma e abertura do sector financeiro", disse Zhou Xiaochuan, numa conferência a anteceder o encontro anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que termina quinta-feira em Xangai.

A Assembleia-Geral, que pela primeira vez se realiza na Ásia, junta representantes de 53 países africanos e 24 não- africanos e dirigentes do sector privado, representantes de organizações não-governamentais e da sociedade civil para discutir e encontrar soluções para o desenvolvimento económico em África.

Durante a sessão intitulada "África e Ásia: parceiros no Desenvolvimento", Zhou, presidente do Banco Popular da China, disse que a Ásia precisa de estar envolvida em África e que a China se prepara para ajudar no progresso do continente.

"Vamos encorajar as empresas chinesas a investir nos países africanos", disse Zhou.

Zhou acrescentou ainda que as instituições financeiras da China vão dar prioridade ao envolvimento em África e ter uma participação activa na construção de infra-estruturas no continente.

Sem comentários: