12.3.07

Fim de Semana em Guangzhou, China

Cantão (Guangzhou em mandarim) é uma cidade no sul da República Popular da China e capital da província de Guangdong, com 6 milhões de habitantes na cidade e 12.6 na zona metropolitana. Como podem ver pelos números é uma cidade já razoável mas eu estava à espera de uma cidade mais ou menos pequena, enganei-me. Tem metro, estreado em 1999, com actualmente 4 linhas, 3 novas linhas em construção e 4 em projecto. Crescimento à China. De facto este tipo de crescimento, põe-me a pensar, já estive na Europa e nos EUA e nunca vi um movimento, um crescimento tão acelerado, quando parará e como estará a China daqui a 5 anos? Eu não sei se vocês têm ideia de como é uma cidade chinesa com 6M de habitantes, mas não é de todo atrasada, desorganizada ou caótica, é verdade que tem muita poluição (mas o clima húmido e o nevoeiro também não ajudam) mas de resto é moderna em termos de infraestruturas e serviços, para terem uma ideia da velocidade de circulação neste país, para fazer a viagem de Guangzhou para Zhuhai (mais ou menos 150Km (2h) de autocarro) havia autocarros de 15 em 15 min, isto da transportadora que utilizámos, claro que há outras!
Portanto é uma cidade que não pára! Muito movimento, ,muito barulho e bastante poluição atmosférica, para terem uma ideia, chegam a haver 3/4 níveis de estradas umas por cima das outras.
Em relação ao fim de semana há pouco a dizer, vale sempre a pena dar uma volta para variar, mas Guangzhou é uma cidade grande, porreira para fazer compras e com uns quantos monumentos e pronto: "Vamos embora que já se faz tarde".
Fotos no sitio no costume.

Sem comentários: