2.2.07

Jantar de Trabalho

Ontem a empresa onde estou empregado (comigo incluído) foi convidada por uma construtora civil para um jantar de negócios e convívio entre várias empresas que participaram numa obra. O jantar também está relacionado com o Ano Novo Chinês.
Vou-vos tentar dar uma ideia do que para aqui se passou. Foi o convívio "mais chinês" em que estive desde que aqui cheguei e como "mais chinês" entenda-se variadíssimas coisas, algumas difíceis de explicar por palavras, mas vou tentar.
Bom chegamos ao "Restaurante" e somos surpreendidos por dezenas e dezenas (muitas mesmo) de mesas redondas (ao estilo de casamento português) e assim que nos sentamos somos prendados com o lai see de 300MOP (tradição chinesa em que se dá dinheiro aos solteiros e aos empregados ou pessoas abaixo da tua classe social). De realçar que o nosso lai see foi, de certeza, dos magrinhos. Esta tradição é muito gira e tal, mas isso significa que eu e a Patrícia sendo pagos como Engenheiros temos bastante gente a quem dar o lai see... bolas... muita mesmo!
Bem entretanto começa o jantar, o primeiro prato é um leitão bebé, o 2º já não me lembro e também não é relevante, entretanto começa o sorteio de prémios (é conhecimento geral que o sorteio é viciado) mas o interessante é que estão duas raparigas a gritar constantemente, em simultâneo, números e pessoas a gritar e bater palmas cada vez que sai um prémio. Isto para dizer que ainda estou com o zumbido no ouvido.
Ao fim de 12 pratos cada um com um significado particular e apenas 2h (sim comi 12 pratos diferentes em 2h e de pauzinhos) as pessoas desapareceram todas! Porque o chinês é assim mesmo, acaba a comida vou-me embora, não há convívio à mesa.
Só no final é que percebi o porquê dos 12 pratos, é que se fossem 2 ou 3 o jantar demorava 20 minutos e ninguém sequer tinha tempo para falar. Lá se ia o convívio...

Sem comentários: