27.2.07

Novo Ano Lunar e Carnaval

No fim de semana anterior a este que passou começaram as festividades do Ano Novo Lunar (ou Chinês), era o fim de semana alargado que estava previsto ser gozado nas Filipinas (perdi o avião). Como estávamos por cá sem nada para fazer e com 5 dias sem trabalho dividimos o tempo em 3 partes, a saber, séries de TV pirateadas, a hibernar e festividades de Carnaval e ano novo. No dia da passagem do Ano Lunar fomos para Hong Kong ver uma parade ao estilo do Carnaval mas com dragões dançantes e chineses a montes, foi muito fixe, adoro HK. Antes fomos ver como era a festa na Praça do Leal Senado em Macau, é tipo feira (fotos em FOTO ÁLBUNS).
Neste mesmo fim de semana fui a uma festa de Carnaval promovida pelos novos contactos e desgracei-me! O dia a seguir passei-o em casa e só comi por volta das 21h... enfim vidas, mas tirando o dia a seguir a festa foi muito boa, muito animada, concorrida e divertida. Obrigado C10 Macau. Aqui têm um filme da festa produzido por Zé "O Pai Natal" Pedro.

26.2.07

Domingo de Futebol

Este foi um Domingo atípico de futebol. As saudades do nosso ultra-competitivo campeonato nacional começam a tomar conta de mim e então fui ver o Benfica de Macau contra uma equipa chinesa em sub-16. O benfas está em grande, ganhou 5-0 e sem espinhas.


Foi um Domingo diferente, saudável, acordámos cedo, fomos ao futebol,
caminhámos um pouco, fomos almoçar à Associação de Aposentados de Macau (a Patrícia diz que nunca se sentiu tão viva, hehehe...) e da parte da tarde fomos apanhar sol e jogar às cartas para a Praia de Hac Sa em Coloane.
Se olharem bem para a foto do jogo reparam que depois da pista de corrida existe uma pista em terra batida, esta pista é para os cães, o jogo foi no já velhinho Canídromo de Macau local de apostas em corridas de cães. Não dá para fugir, em todo o lado se joga e se aposta.

Durante o nosso passeio claro que nos deparámos com traduções fantásticas e como não podia deixar de ser aqui vos apresento esta pequena preciosidade:

22.2.07

迪亞士

Só para informar que este é o meu nome em chinês tradicional.
Lê-se qualquer coisa como: "Teck Ah Si"

12.2.07

Mais umas curiosidades

Olá. Aqui está mais uma tradução de "palto" nível.
Isto de ser emigrante é muito engraçado, passamos a dar valor a coisas parvas, tipo o folclore ou mesmo a beber um Sumol. Nunca bebi tanto Sumol... experimentem, é uma bebida espectacular.

8.2.07

As provas!

Chegou o momento de apresentar algumas provas de que é verdade o que tenho escrito neste blog fantástico e espectacular.

Esta é a prova de que as farmácias em Macau não vendem medicamentos falsos. E como vocês vêem convém anunciar, estamos na China.

A prova das traduções estranhas! Este é só um exemplo, há outras bem piores que irei colocar.

As luvas brancas. Eles usam em quase tudo o que fazem...


5.2.07

Publicidade para o Ano Novo

O Ano Novo Chinês é uma folia! Posso dizer que caminha para o Carnaval Brasileiro (que exagero...).
Ontem fomos ver a gravação de um anuncio turístico junto da Ruína de São Paulo, zona mais "heritage" de Macau, localizada no inicio da rua onde moramos. O anuncio consistia basicamente num dragão mal amanhado que descia a escadaria da ruína.
Isto pra dizer que somos uns verdadeiros tugas, se me perguntarem se foi fixe ou mesmo espectacular, eu respondo "Epá... ora bem eu estava lá!"

E como agora ando de máquina em riste, vejam as fotos.

Macau da janela da nossa casa

Macau não é especialmente bonito, é raro ver o céu azul, aquele azul que estamos habituados a ver nos dias de sol em pleno Inverno, existe sempre uma neblina chata.
Mas à noite tudo muda, em geral a noite em Macau, pelo menos desde que cheguei, tem o céu limpo e a vista da nossa casa é qualquer coisa. Antes de dormir dou sempre uma espreitadela lá para fora...

Vista global

Torre de Macau

Dêem vocês também uma espreitadela, apareçam por cá ou vejam no foto álbuns.

2.2.07

Outras curiosidades

Uma cena fantástica aqui em Macau é que as senhoras trabalham nas obras, e fazem de tudo, acartar baldes de massa, fazer a própria massa, pegar em penedos de granito, tudo!
Outra curiosidade é que as pessoas fazem quase tudo de luvinha branca de tecido: condutores, malta das obras, merceeiros, policias, etc...

P.S: Eu sei que dizer e não ter imagens é fatela, vou ver se trato disso, tenho que andar de máquina mão.

Jantar de Trabalho

Ontem a empresa onde estou empregado (comigo incluído) foi convidada por uma construtora civil para um jantar de negócios e convívio entre várias empresas que participaram numa obra. O jantar também está relacionado com o Ano Novo Chinês.
Vou-vos tentar dar uma ideia do que para aqui se passou. Foi o convívio "mais chinês" em que estive desde que aqui cheguei e como "mais chinês" entenda-se variadíssimas coisas, algumas difíceis de explicar por palavras, mas vou tentar.
Bom chegamos ao "Restaurante" e somos surpreendidos por dezenas e dezenas (muitas mesmo) de mesas redondas (ao estilo de casamento português) e assim que nos sentamos somos prendados com o lai see de 300MOP (tradição chinesa em que se dá dinheiro aos solteiros e aos empregados ou pessoas abaixo da tua classe social). De realçar que o nosso lai see foi, de certeza, dos magrinhos. Esta tradição é muito gira e tal, mas isso significa que eu e a Patrícia sendo pagos como Engenheiros temos bastante gente a quem dar o lai see... bolas... muita mesmo!
Bem entretanto começa o jantar, o primeiro prato é um leitão bebé, o 2º já não me lembro e também não é relevante, entretanto começa o sorteio de prémios (é conhecimento geral que o sorteio é viciado) mas o interessante é que estão duas raparigas a gritar constantemente, em simultâneo, números e pessoas a gritar e bater palmas cada vez que sai um prémio. Isto para dizer que ainda estou com o zumbido no ouvido.
Ao fim de 12 pratos cada um com um significado particular e apenas 2h (sim comi 12 pratos diferentes em 2h e de pauzinhos) as pessoas desapareceram todas! Porque o chinês é assim mesmo, acaba a comida vou-me embora, não há convívio à mesa.
Só no final é que percebi o porquê dos 12 pratos, é que se fossem 2 ou 3 o jantar demorava 20 minutos e ninguém sequer tinha tempo para falar. Lá se ia o convívio...