31.7.07

Freddy Adu

O rapaz não engana ninguém. Parabéns ao Benfica.

Depois de ver os filmes fiquei com a ideia que o miúdo é filho de 3 pais e uma mãe, ao estilo de Arnold no filme Twins. Digo isto por várias razões. Primeiro porque tem uma força e disponibilidade física impressionantes (acumulou) para quem tem 18 anos, depois porque me fez lembrar o Amunike, o George Weah e, c’um catano, o Rei Pelé. Do rei só conheço os filmes mas diz que foi mesmo um rei.
Dá-me a impressão que ficou com a velocidade e a técnica do pé esquerdo do Amunike, com a explosão e força do Weah e do rei alguma da habilidade, alguma da criatividade e algo do temível remate – o remate faz-me mesmo lembrar o Pelé. A cor... isso herdou de todos.

Aos 18 anos acho que não me lembro de ver nenhum jogador assim. Lembro-me do 9.Ronaldo – O fenómeno – mas esse era... um fenómeno. Aos 21 anos já tinha sido considerado DUAS vezes o melhor jogador do mundo.

Vamos aos filmes, ambos do campeonato de sub20. São um bocado longos, mas valem a pena. Outra coisa que dá nas vistas nestes dois filmes é a selecção dos EUA. Ou muito me engano ou daqui a uns 3 anos temos equipa para fazer umas graças no campeonato do mundo.
Ah... é o número 11.

Contra o Brasil


Contra a Polónia

30.7.07

O Zé faz falta

Quem passou por Lisboa no último mês decerto se lembrará do slogan que marcou a campanha de um dos 12 candidatos à câmara: "O Zé faz falta". Foi do que me lembrei há dias. É muito curioso ter sido "há dias", porque é o inverso da razão pela qual me lembrei do slogan. É que, na realidade, não havia Dias, logo fazia falta. A estória de só faz falta quem cá está é uma grande tanga, que o diga Eu e o Fernando Santos. A verdade é que depois faltam idas à praia, livres directos convertidos, férias com muitas fotos, remates cruzados na quina da área, desabafos parvos e assistências pró Nuno Gomes.

Festividades

Estes dias que se passaram tem sido um “haver se te avias” de festas, jantares e almoços.

Tudo começou no dia 24. Eu e a Teixeirinha fizemos 10 anos desde que começámos a namorar.
Pois é... passaram 120 meses desde que naquele dia de Verão de 1997 decidimos dar o primeiro beijinho. Foi bem bom... e com o passar do tempo tem sido cada vez melhor. Parabéns a nós. Para festejar a data fomos jantar à Torre de Macau.


Depois veio o dia 25. A anns fez anos e fomos jantar ao Nga Tim. Foi um excelente jantar, cheio de animação (não fosse lá estar o Ma Si Ka) e alegria. Ela parecia estar feliz, apesar de nestes dias as saudades baterem sempre mais um bocadinho.
As prendinhas ajudaram... e a Ângela também. :)Ah... como entretanto passou da meia noite também tive direito à canção dos parabéns... e ao pão com velas.
Foto do grupo depois do jantar. O Zé G. foi o fotografo de serviço.

Depois veio o dia 26. Eu fiz anos e ocorreu um jantar lá em casa. É nestas alturas que lamentamos ter uma casa pequenina, por isso muita gente ficou por convidar. Peço desculpa, mas o espaço era reduzido e o critério foi convidar os mais magrinhos. Toca a fazer dieta, pró ano podes ser o escolhido! :)
Obrigado a quem veio, fizeram deste jantar um dos momentos mais especiais em Macau. A prendinha também ajudou! Outra vez... :)
Cá está a prendinha!
Depois veio dia 28, Sábado. Almoço da Marta que se vai pôr na alheta para a nossa santa terrinha! O almoço foi no tradicional Yam Cha do Hotel Lisboa, muito animado e muita risota!
Marta, bom regresso e até breve! Oops... não houve foto reportagem.

Depois veio a noite do dia 28. Festa Chinesa com o agravante de se festejar com mais gente e tudo ó molhe e fé em Deus os aniversários do playmaker e da anns.
Só para referência, as "chinesas" mais giras da festa!

Cá está o bolo.

Foi isto que se passou... daí as olheiras! Sim, que eu não costumo ter...
Para as fotos em formato GRANDE têm o link aí ao lado.

P.S: Parabéns Sandra! Tive saudades de “dividir” o aniversário contigo. Até breve.
Boa semana.

27.7.07

Apareçam

Festa na casa dos c10 - club 21 i. Não sabes onde fica? Fácil - http://www.contacto.pt.vc/

Bom fim de semana!

26.7.07

Destino de milhares

Vá... de alguns.

Tem vindo muita gente cair a este blog usando o google à procura do significado da palavra playmaker. Experimentem por exemplo: "o que significa playmaker". O pior é que vai dar ao post sobre a derrota do scp no campeonato... enfim...

Visto ser uma pessoa de bem, que tem muito gosto em ajudar o próximo, mesmo que o próximo seja quase sempre do outro lado do mundo e utilize o site http://www.google.com.br/, eu explico!

Meus distantes amigos, aqui vai luz: playmaker está para o futebol como o açúcar está para os bolos. Acho que com isto acabam as duvidas!


Não acabam? Oh diabo! Ok. Detalhando um pouco. Uma equipa de futebol sem o playmaker estará órfã de organização, de “voz” de comando, de improvisação, de magia, ritmo e de um ombro amigo onde a bola possa descansar... enfim não será uma equipa às direitas.
O playmaker costuma ter o número 10 na camisola. É, em geral, o jogador que assume as responsabilidades, que controla e pauta o ritmo de jogo da equipa. Destaca-se por ter grande visão de jogo e colocação de bola, tanto perto como à distância, ser criativo e tratar a bola por “tu”.
Depois da teoria, cá vão alguns exemplos dos meus favoritos por ordem de preferência:

Zidane
Ronaldinho
Rui Costa
Káka
Deco
Rivaldo
Litmanen
Pirlo
Hagi
Balakov

24.7.07

Primeiros exemplares

Perdemos a cabeça e comprámos a nossa primeira DSLR, a Sony alpha 100. Conseguimos resistir a comprar uma das marcas do costume, Canon ou Nikon, mas para já estamos satisfeitos e agora temos a primeira fornada de fotos.
Chamo a atenção, são tiradas em modos automáticos, sem tratamento, sem experiência, sem jeito, enfim, são as primeiras. Comecemos então:

Como não podia deixar de ser, a vista lá de casa
Momento kodak na Piscina em Choec Van
Biblioteca municipal da Vila de Coloane
Praça em Coloane, sitio do Nga Tim, conhecido pelo restaurante dos peixinhos

Já coloquei o link lá em cima, mas não vá ele ter passado despercebido, deixo-o aqui novamente. Se quiserem ver estas fotos e outras mas com mais qualidade - ou antes: mais tamanho - clikar aqui.

20.7.07

Licenciatura

Vi um vídeo e a partir desse momento toda a minha vida passou a fazer sentido.

Pouco me lembro do que fiz antes de ter completado a 4ª classe. Tenho ideias vagas e perdidas e algumas memórias de instantes isolados, mas não consigo precisar a data exacta. Por exemplo, lembro-me de ter partido a cabeça, levei 3 pontos, rasguei o queixo, levei alguns pontos, sentei-me na lamina de um machado, levei 3 pontos (duas vezes). Ah e sei que tive dificuldade em aprender a porra das contas de dividir, tudo o mais era simples, mas aquelas contas xwz :y bolas que me davam cá um curto circuito. Lembro-me também que tinha jeito pró berlinde. Tinha tal talento que ganhava à malta os berlindes todos (incluindo os “olhos de boi”, as brilhantinas e as cebolas) e depois vendia-os aos antigos donos. Lembro-me de ter ficado uma vez de castigo porque não puxei o autoclismo. Ainda hoje penso nisso. Os meus tios e primos tinham ido lá a casa, o meu pai deixou as sardinhas esturrarem e depois vingou-se em mim. Isto para desviar as atenções das sardinhas.

Depois da 4ª classe o que mais me recorda é o peso da mochila. Aquela passagem foi um trauma. De inicio tudo parecia maravilhoso, 10 livros novos, todos diferentes, 10 cadernos novos, todos diferentes. “Não mãe, não quero dos pequenos (era a folha A5), quero dos GRANDES (folha A4), aqueles ali com a capa do mickey (capa grossa)”. Tão lindos que eram lá em casa, faziam cá um monte! E a mochila? Se calhar o melhor era ter comprado um camião... vá... ou pelo menos uma carrinha de caixa aberta. Que peeesooo. Mas aguentei.

Lembro-me de ter chegado ao 7º ano. Consegui sobreviver sem carrinha de caixa aberta. Na verdade, segundo a minha mãe cheguei a crescer 6cm nesses dois anos. Deve ter sido só de noite. No 7º ano fui para uma escola nova, perto de casa, às vezes ia a pé, outras enganava o pica do autocarro. Do 7º ao 9º correu tudo bem, quase sem sobressaltos, aprendi tudo na escolinha, os sistemas de equações, as introduções à física e química, as ciências da vida, a história (alguma), geografia (pouca), os primeiros namoricos, ai belos tempos. Lembro-me bem que tive que fazer um trabalho de grupo sobre Newton. Este homem foi um senhor. Comecei a jogar futebol federado, não sei bem com que idade, talvez 13/14.

Finalmente veio o secundário, mudei de escola outra vez. E de casa. Foram tempos difíceis. Não tanto como a época da mochila pesada. Ah e meu irmão saiu de casa, foi para a universidade. Tudo isto assim de repente. Apesar de tudo fui um bom aluno, continuava a jogar à bola, 3 treinos por semana, galhofa ao sábado, jogo ao domingo. Estudo sempre que era necessário. TFC’s sempre feitos. Depois, no inicio do 12º ano enamorei-me pela Teixeirinha, o meu rendimento escolar baixou, tive ali um transitório, uma adaptação e o meu professor de matemática chegou a temer o pior (chumbo por faltas), mas consegui “acordar” a tempo. Confesso que a nota de 15V no 2º período ajudou. Estava com 17 anos e a terminar o ensino secundário. Chegou o momento de ir pró ensino superior, escolher o curso e a universidade.
Aparentemente sem explicação sempre fui aplicado, escolhi engenharia e fui pró Técnico. Passei de bom aluno a médio baixo. O costume por aquelas bandas. E por outras. Nesta altura tive dificuldades em vários temas académicos apesar de continuar aplicado, vou só enumerar alguns, propagação e radiação de ondas electromagnéticas, fundamentos de telecomunicações, sinais digitais, transformadas de fourier, máquinas eléctricas, teoria da relatividade, termodinâmica, tantas... nunca deu pra mais de 15.

O tempo passou e terminei o curso. Nunca pensei muito bem porque fiz este percurso, sem hesitar, sem questionar, sem sobressaltos – tirando quando tive negativa a Educação Visual no 8º ano e os meus pais passaram-se -, sem prémios, sem motivações, sem obrigações... nada. Dava ideia que era o único caminho. Ou esse ou dedicar-me ao comércio de berlindes, que nisso eu tinha talento.

De facto, se calhar o “meu” caminho era este. E tinha mesmo que ser.

Vou-vos mostrar o filme que me iluminou.

Quando tinham 8/10 anos tinham este talento?! Ou parecido?! Ou noutra área?! Pois... por isso... toca a ir prá escola!

17.7.07

Bem que estou a precisar de um mergulho...

fresquinho... mas no Pólo Norte!?

Oiçam esta entrevista ao sr. Lewis Pugh que conta a experiência de nadar durante 18min em águas negras e a -1,8ºC. Qual Urso Polar.

Reparem que ele afirma que nunca mais repetirá tal façanha!

Ah... isto para chamar a atenção para o aquecimento global.

16.7.07

Matéria: News from China


Pegando num assunto abordado no post do leftwinger que referia a prática de desportos predominantemente horizontais, vejam lá esta noticia fresquinha:

"Metade das adolescentes chinesas grávidas que procuram ajuda na linha de apoio à saúde de Shangai, conheceram os parceiros sexuais na Internet. A notícia é avançada pelo China Daily e reflecte um problema a que o país começa a dar especial atenção pelas dimensões que vem atingindo. Os dados revelados pelos responsáveis da linha mostram que 46 por cento das 20 mil jovens que nos últimos dois anos ligaram para a linha de apoio tinham engravidado nestas condições. A quase totalidade foi abandonada pelos pais das crianças logo que tomaram conhecimento da situação. Muitas revelaram nem saber os nomes dos rapazes com quem mantiveram relações sexuais. O artigo que denuncia a situação lança um apelo à sociedade e aos educadores para terem mais atenção à educação sexual dos que estão na sua dependência. O trabalho também revelava que menos de 10 por cento dos educadores chineses fala com os seus filhos sobre sexo e que 79 por cento dos estudantes do secundário e da universidade admitem formar as suas opiniões sobre sexo a partir da Internet."

Esta é a prova de que mais importante que tecnologia, acesso à informação ou riqueza (vá... menos pobreza) a educação e a responsabilidade social são as grandes directrizes dos países de sucesso. A China ainda tem um longo, longo caminho a percorrer.

Esconder a realidade das pessoas e tentar controlar o acesso à informação não é, actualmente, possível na China - apesar de ainda haver alguma censura, por exemplo, o acesso ao site do blogger estava bloqueado quando estive em Guilin, deduzo que haverá outros - e os desgraçados dos jovens (alguns) que recebem informação vinda do Ocidente não a sabem processar.

Bem vindos ao séc. XXI
Boa semana.

12.7.07

O som do momento

Desculpa o abuso, mas não resisto. É o "hit" do momento cá na capital do império.

Algo que sempre me intrigou

Sempre que viam os vossos papás a colocar numa panela cheia de água a ferver uma spateira ou lagosta ainda a "espernear", sem antes dizer, em alto e bom som, "Esta está pesadinha", não pensavam: isto é desumano! Podiam ao menos matar o desgraçado do crustáceo?!

Bolas, a bicha ainda espumava e lutava algum tempo! Às vezes chegava a mandar uns dls de água borda fora.

Bom, mas agora estou esclarecido, nunca deveria ter questionado a falta de sensibilidade dos meus pais. Nem eu nem tu!

"The Lobster Institute has received many inquiries about whether boiling lobsters is humane. Being concerned about this important question, researchers conducted experiments and studied the lobster's nervous system. The nervous system of a lobster is very simple – not unlike that of an insect. Neither insects nor lobsters have brains. For an organism to perceive pain it must have a more complex nervous system. Neurophysiologists tell us that lobsters, like insects, do not process pain."

P.S: Não sabia que havia um Lobster Institute...

11.7.07

A vista janela do meu quarto

O papel principal é do distribuidor de jogo, o ala só aqui está para dar umas corridas, tapar o flanco e, quem sabe, fazer umas assistências para golo. Vai também, como sempre, alertar o distribuidor de jogo para que solte a bola rápido, jogue simples e se deixe de rendilhados pouco práticos. Pronto, concluido o enquandramento técnico-táctico.

A temática da vista da janela do quarto é interessante, mas inconclusiva. Sendo que o quarto é o local de eleição para desportos predominantemente horizontais, não reconheço qualquer utilidade à vista da sua janela. Além disso, se a vista nocturna for melhor que a diurna, ainda melhor. Gente séria e trabalhadora não passa o dia no quarto a ver a vista. Pode, quanto muito, passar um feriado ou um sábado à tarde no quarto a ver as vistas, mas sempre numa prespectiva do que se passa lá dentro, não lá fora. À noite, sim senhor, vamos deitar-nos e, antes disso, ao fechar o estore, olhamos a vista: “Olha, que luzinhas tão giras, tão feliz que estou” e pronto, agora dormir, porque a vista de uma cama acabada de abrir com uma miúda gira lá dentro será sempre melhor. Sim, claro que o poderiamos fazer ao acordar... Eu por mim não o faço, enfrentar a luz do dia cheio de sonos e ramelas nos olhos não é propriamente agradável, e eu não sou propriamente masoquista. Vista da janela do quarto? Se fossem sempre maravilhosas não tinham inventado os quadros e as pinturas de paisagens.

Aqui fica a vista da janela do meu quarto. Mázinha não é? Pelo menos tenho uma janela.

Retaliação??!!

Mas retaliação ao quê?!

Noticia do Jornal O Público: O “número dois” da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, ameaçou hoje “retaliar” contra a decisão das autoridades britânicas de conceder o título de “sir” ao escritor Salman Rushdie, autor dos “Versículos Satânicos”.Numa gravação áudio, divulgada hoje na Internet, o antigo médico egípcio revela que a organização terroristas “prepara uma resposta precisa” ao “insulto” da rainha Isabel II e do ex-primeiro-ministro Tony Blair.Na gravação, com cerca de 20 minutos, o ideólogo da Al-Qaeda dirige-se directamente ao novo chefe de Governo britânico, Gordon Brown, afirmando que “as políticas do seu antecessor trouxeram a catástrofe ao Afeganistão, ao Iraque e mesmo ao centro de Londres”. “Se não aprendeste a lição estamos prontos a repeti-la, assim Alá queira, até estarmos certos de que foi totalmente compreendida”, avisa Zawahiri, citado pelo BBC online, menos de duas semanas depois de novas tentativas de atentados no Reino Unido, atribuídas a extremistas com supostas ligações à Al-Qaeda.A monarca britânica atribuiu, no passado dia 16 de Junho, o título de “sir” ao escritor de origem indiana pelos “contributo à literatura”, gerando protestos nos países muçulmanos, apesar do Governo garantir que a decisão não pretendia afrontar o Islão.Em 1989, após a publicação de “Versículos Satânicos”, o “ayatollah” Khomeini, fundador da República Islâmica iraniana, emitiu uma “fatwa” condenando o escritor à morte. Desde então, o escritor, residente no Reino Unido, passou a viver sob protecção policial permanente. Quase uma década depois, o Governo iraniano, então dominado pelos reformadores, anunciou que deixava de apoiar a condenação, mas alguns extremistas consideram que tal decisão é irrevogável.


Os donos do mundo... :(

10.7.07

Top 20

Um senhor chamado Marc Aspland do The Times elaborou uma lista dos melhores 50 jogadores do mundo da actualidade. É uma lista complicada de elaborar, mas mais complicada é se não esclarecermos se estamos a votar nos melhores - em geral - ou nos melhores da época que acabou de terminar. Deduzo que será da época que terminou...

Vou apenas colocar os primeiros 20 que ele escolheu:
1. Kaka (Milan)
2. Ronaldinho (Barcelona)
3. Cristiano Ronaldo (Manchester United)
4. Samuel Eto’o (Barcelona)
5. Michael Essien (Chelsea)
6. Gigi Buffon (Juventus)
7. Steven Gerrard (Liverpool)
8. Carlos Tevez (West Ham)
9. Leo Messi (Barcelona)
10. Francesco Totti (Roma)
11. Wayne Rooney (Manchester United)
12. Thierry Henry (Arsenal)
13. Sergio Ramos (Real Madrid)
14. Petr Cech (Chelsea)
15. Ruud van Nistelrooy (Real Madrid)
16. Frank Lampard (Chelsea)
17. Zlatan Ibrahimovic (Inter)
18. Cesc Fabregas (Arsenal)
19. Daniel Alves (Seville)
20. Iker Casillas (Real Madrid)

Olhando para esta lista fico parvo! O Ronaldinho está à frente do 7.Ronaldo.
Só existem jogadores dos campeonatos de Espanha, Itália e Inglaterra. O Juninho do Lyon não aparece... nem o Riquelme... Bolas!
O Daniel Alves é melhor defesa que o Ricardo Carvalho, Terry, Roberto Carlos ou Philipp Lahm - ah desculpem, este joga na Alemanha...
Steven Gerrard parece que é melhor que o Deco e que o Pirlo - carrega às costas o Milan e a selecção de Itália.
Carlos Tevez ao que parece é o melhor jogador argentino... por esta lista.
Bem... tenho que ver mais futebol.

6.7.07

Sôr Zlatan

O senhor Zlatan Ibrahimovic´ é um dos meus jogadores preferidos.

Alia uma técnica e habilidade incríveis a uma pujança física impressionante. Foi no Ajax que se deu a conhecer ao mundo do futebol, maravilhou os adeptos e despertou a cobiça dos grandes clubes. Acabou por ir para a Juventus onde esteve, na minha opinião, aquém das expectativas. Esteve na Vechia Signora durante duas épocas, fez 70 jogos e apenas marcou 23 golos.

Devido ao Calcio Chaos foi transferido para o Inter, clube que lhe despertou novamente o instinto goleador, em 23 jogos fez 15 golos, voltou às boas épocas e aos grandes golos.

Ora confiram lá.
Atentem ao 6º golo do filme - o que tem cerca de 5/6 repetições - que maldade que faz ao Nesta e em excesso de velocidade :)
.

Apesar de na Juventus ter feito pouco, ainda deu para marcar este golo ao Benfica!

Espectáculo... desgraçado do Quim.

A verdade

Boas.

Bom já se passaram mais de 6 meses desde que aqui cheguei, desde que sou formalmente um emigrante. Já tenho cartão de residente temporário, estou inscrito nas finanças, etc.

Chegou o momento de abrir o jogo! Chegou o momento de dizer basta!

Basta de escrever que tudo é maravilhoso, que as viagens compensam as saudades de casa, que a vista da janela do nosso quarto é fantástica, que Macau é único, que em termos pessoais foi a melhor aposta que fiz até hoje, que em termos profissionais é um desafio constante, que estou numa empresa dinâmica e ambiciosa, que apostam em mim, que os novos amigos e a comunidade portuguesa são um companhia espectacular, que os jogos da bola são competitivos e bissemanais, que a bola na TV dá a toda a hora, e por aí fora...

Já estou em condições e também chegou a hora de dizer a verdade. Tudo tem sido excelente no entanto a vista da janela do nosso quarto apesar de ser fixe, aquilo de dia mais parece uma favela. Moramos numa das zonas mais antigas de Macau, que tem como base o Porto Interior e a Barra, zonas velhas e desarrumadas.

Já me sinto com a consciência mais tranquila.

Ora vejam lá.

Ass: O deu com a língua nos dentes

4.7.07

Conferência de Imprensa

Boa tarde.

Marquei esta conferência apenas para anunciar A contratação Do leftwinger.

Depois de um playmaker só mesmo um leftwinger para desequilibrar ainda mais este modesto blog.

A apresantação aos leitores deverá estar para breve.

3.7.07

7. Ronaldo


Está na hora de voltar a falar de futebol.

7.Ronaldo é a nossa maior estrela, a que tem maior projecção mundial. Já é reconhecido pelos fans como o melhor do mundo, alguns treinadores reconhecem nele características que podem fazer de 7.Ronaldo um dos melhores futebolistas/desportistas de todos os tempos.

Este ano arrecadou os principais prémios individuais da Liga Inglesa e foi coleccionando ao longo da época meses - alguns consecutivos - como sendo o melhor jogador da Premiere League, ou seja, foi reconhecido pelos colegas, adversários e treinadores.

Só falta mesmo ganhar o prémio FIFA World Player of the Year que julgo ser mais que merecido! É verdade que Kaká é um jogador fantástico e ganhou a Liga dos Campeões, mas acho que está na hora de mudar a politica de voto. Tem sido típico o vencedor deste prémio juntar ao mérito individual o sucesso da equipa, que faz algum sentido, mas não levem ao extremo.

Todos se recordam da recente vitória de Fabio Cannavaro (excelente jogador) mas que, ao que me parece, só ganhou mesmo porque foi campeão do mundo pela Itália. O mesmo sucedeu com a polémica vitória de Zidane no ano de 2000 (campeão Europeu) que segundo a "maioria" deveria ter ganho Figo. Em 2002 aconteceu o mesmo... Ronaldo (dentuças) que só jogou cerca de 4 meses nesse ano, mas foi a tempo de fazer 8 golos no campeonato do mundo da Coreia/Japão e sagrar-se campeão do mundo.

7.Ronaldo foi sem duvida o melhor jogador do mundo este ano! Está na hora de começar a coleccionar os grandes títulos individuais, os colectivos - não tenho duvida - estão para breve.

Boa semana!