29.6.07

Macaumóvel

Venho desta forma apresentar o macaumóvel, isto é, Macau visto da câmara do meu telemóvel - viram este trocadilho? Bem giro.

Macau tem estado excelente - começou a chover à apenas 2 dias - muito sol, céu azul, temperatura infernal, enfim um espectáculo.

Começo primeiro com fotos do centro, não centro histórico, centro empresarial, zona de escritórios e lojas. Reparem no céu, tem estado muito bonito. E a sra ou sr que está a limpar as ruas? Tomara os nossos terem este estilo! A paragem de autocarro é apenas um detalhe, uma marca da minha rotina, agora ando de autocarro diariamente...

Depois, uma noite louca de karaoke! Vê-se pelas fotos que o movimento e o frenesim eram grandes. O principal destino nocturno das gentes de Macau é estas casas de karaoke, têm salas privadas - como a que se vê nas fotos - a malta bebe, canta, joga, conversa, enfim, diverte-se!


Agora a rua onde moramos. Quando cá vierem, passem por cá, Rua de São Paulo, conhecida como a rua dos antiquários ou dos móveis chineses. Para se localizarem: é a rua que liga as Ruínas de São Paulo à Igreja de Santo António. É fácil e vale a pena vir até cá! Notam alguma diferença na calçada? Vejam lá com atenção... ok eu digo: A minha rua é tão à "frente" qua a calçada é para os carros, o passeio é direitinho!


Por último, mostro-vos a festa de São João na Escola Portuguesa de Macau, onde dois amigos nossos tiveram os desplante de nos honrar com uma musica do Rui Veloso.

25.6.07

Gosto do G8 pá!

Por estas e por outras é que eu gosto da malta que se reúne para decidir sobre as nossas vidas.


Isto já se passou à cerca de duas semanas em Londres, quando regressava de Portugal, como ficámos cerca de 6h aproveitámos para ir ao centro. Foi muito fixe. Só ao fim de 10min depois de chegar à zona do relógio é que levantei os olhos para o admirar, entretanto divertia-me com outras vistas, algumas más, outras menos más.

Gosto eu e gostam estes senhores... do G8.

Amigos

Chamem-me lamecha ou assim, mas - mesmo Cascais sendo muito bonito e tal - o que mais valeu foi mesmo rever alguns amigos.


Macau entranha-se, não facilita, não se deixa ficar, mas os amigos estão lá.


Abraço e beijinhos!

22.6.07

Já não se está bem em lado nenhum

Boas!

Tenho escrito pouco ou nada sobre Macau...

Bom, mas por cá está tudo bem, os dias vão passando, as noites também. Vamos jantar fora com os nossos amigos emigrantes, vamos aqui e ali, fazer isto e aquilo e assim. Temos ido à piscina, já fomos a Zhuhai restabelecer o stock de pirataria, comprar alguns produtos de pele ao preço justo, e etc.

Isto é o que se pode dizer da nossa vidinha. Em relação ao tempo - já estavam doidinhos por perguntar! Ou isso ou o que é que eu tinha almoçado - as coisas não estão assim tão famosas. A previsão para domingo é a seguinte, dom34° 28°, portanto, não se está bem em lado nenhum.

Na rua e em casa um calor abafador, nos escritórios, autocarros, estabelecimentos comerciais e por aí fora um frio de fazer arrepiar a espinha. Eles são doidos, é uma ventania de ar gelado que sai dos Daikin. Bolas!

Em casa, às vezes ainda se consegue encontrar um ponto de equilibrio, ligamos o AC e a ventoínha e bebemos um Lemon Iced Tea carregadinho de gelo. Maravilha.

Ass: o confuso

21.6.07

Oh diabo...

... até a malta do MIT se mete nisto - leia-se aeroporto da OTA.

Dando ouvidos a esta gente, o que está a dar é aeroportos flexíveis e assim, tanto nas fases de construção como mais tarde na utilização, e ao que parece esse é um dos principais problemas do novo aeroporto ser na OTA. Bolas! Ainda por cima.

Enfim... isto dá para tudo.

No post anterior disse que não valia a pena fazer aeroporto nenhum, mas menti!

Vou desabafar convosco: quando regressei de Portugal, faz duas semanas no Sábado, não me pesaram as malas - BOA! - porque os tapetes - aqueles automáticos - estavam congestionados. Aquilo foi bonito de se ver. Ui... as meninas do check.in aperaltadas, de saia e tudo, a empurrar as malas lá "pra dentro". Não se despachem, não...

Ah, se quiserem ler o paper - clickar

Ass: o tugazinho

18.6.07

Solidariedade

Afinal o Sr. Ministro tem razão - clickar.


Aproveito este momento solidário para dar o apoio ao Sr. Mário Lino por ter tido a coragem de noticiar de antemão que Portugal é na verdade um dos países mais desertificados da Europa.

Depois desta noticia, deduzo que não valerá a pena fazer um novo aeroporto no país. Nem na margem sul, nem na margem norte.

15.6.07

Papa Pinto

Aberta a discussão! (Arrisco-me a ser pretensioso ao querer abrir uma discussão no meu modesto blog)

- Seria justo o F.C. Porto descer de divisão?
(eu acho que é justificável)

- E perder, pelo menos, o(s) titulo(s) nacionais conseguidos no ano de 2004?
(também, com a ajuda da "fruta" não vale)

- Ficará o grande Vítor Baía em risco de deixar de ser o jogador com mais títulos a nível mundial?
(calculo que não, ele tem uma boa margem)

- O que será do Sr. Nuno depois desta acusação?
(deixará de ser Papa)

Seria necessário?

Como escrevi num post anterior a China ainda tem muito para melhorar em termos sociais, aqui está uma noticia que mostra esta realidade.


Apesar de estar a organizar um evento mundial com um mediatismo sem igual no universo desportivo e ainda gabar-se de estar a construir um dos centros desportivos mais modernos e fantásticos da actualidade e fazer de Beijing uma nova cidade mudando grande parte da sua face, esta China também é capaz de fazer asneiras incríveis.


Nalgumas coisas tão perto e noutras tão longe...

14.6.07

Onde é que é bom?

Este post até entra bem no seguimento do anterior. Confirma-se! O Sr. que fez o estudo não se enganou, aliás o 9o lugar fica aquém da realidade.

Quando chegamos a uma cidade (ou país) nova e queremos passar um bom bocado a primeira pergunta que surge é: “Onde é que é bom?”

A verdade é que se receber a visita ou sofrer um encontro de 3o grau com um extraterrestre e o ET me perguntar “where the fuck is good?” – sim, eles falam sempre num inglês americanizado – eu, obviamente, não irei hesitar e respondo: Portugal!



Caros leitores, amigos, companheiros, durante a semana que passou fiz uma visita de toque e foge ao nosso país, em particular a Cascais, minha vila natal, e de facto não há terra mais bonita. Para além das caras amigas e familiares, dos abraços dos amigos, do sorriso aberto dos portugueses, do riso das crianças – que por cá infelizmente não há – da ausência de ruído sonoro, da tranquilidade do mar, dos gelados da OLA de tamanho normal, dos petiscos, do robalinho grelhado, do fresco da noite,... temos um céu maravilhoso e um país arrumadinho.

Foi uma visita fugaz, no entanto deu para refrescar ideias e dar mais valor ao nosso país. É de facto um país fantástico, um dia vou voltar.

Até breve.

13.6.07

Tranquilidade...

Segundo um estudo elaborado para o The Economist Intellegence Unit, que procura achar os países mais tranquilos, Portugal ocupa o nono lugar duma lista de 121 países.

Para mim, que estou no estrangeiro, ler noticias deste género deixa-me orgulhoso, mas ao mesmo tempo sem perceber muito bem porque actualmente existe tanta emigração – leia-se “nova emigração”, uma emigração de mão de obra qualificada e de gente jovem e com espírito empreendedor.

Financeira – a razão parece-me obvia, não será a única mas é a principal. Há uns tempos reconheço que pensava de maneira diferente...

O surpreendente deste estudo é que também tem em conta o rendimento e nível de educação dos cidadãos. Será que eles sabem quanto ganha um recém licenciado em Portugal e quanto custa uma carcaça com manteiga em Lisboa? Ou quantos analfabetos há no interior do país?

Tirando amarguras e azias, é realmente uma excelente classificação! Realmente guerras ninguém quer connosco e crime organizado também não entra neste país.

Bem haja a todos que fazem de Portugal um dos melhores países para se viver e criar uma família.

Ass: o distante.

A lista por partes:
Primeiros: 1. Noruega 2. Nova Zelândia 3. Dinamarca 4. Irlanda 5. Japão 6. Finlândia 7. Suécia 8. Canadá 9. Portugal 10. Áustria

Últimos: 112. Angola 113. Costa do Marfim 114. Líbano 115. Paquistão 116. Colômbia 117. Nigéria 118. Rússia 119. Israel 120. Sudão 121. Iraque